Centro de Check-UP cardiovascular

(41) 3342-6000

(41) 99229-2299

Agende sua consulta!

Exames cardiológicos

Exames cardiológicos: Check UP Cardiovascular

Check UP Cardiovascular

Em países do primeiro mundo, a medicina baseia-se na prevenção e não no tratamento de doenças. De maneira prática, evitando as doenças ou as detectando de maneira precoce, é possível permitir que uma pessoa viva por mais tempo melhorando a qualidade de vida. E é nesse contexto que a ideia do check up se torna uma vantagem na preservação da nossa saúde.

O check up vascular consiste em uma avaliação médica com o objetivo específico de detectar características no paciente que indiquem o risco de doenças cardiovasculares, identificando fatores de risco para essas doenças e diagnosticando–as precocemente. Além da história colhida e do exame físico realizado pelo médico especialista, serão solicitados exames de sangue ou imagem, conforme se fizer necessário.

As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de queda na qualidade de vida e de morte no mundo, incluindo o derrame (AVC), o infarto, a hipertensão, as amputações e os aneurismas (que consistem em dilatações localizadas das artérias de qualquer parte do corpo).

A base da grande maioria das principais doenças cardiovasculares é a aterosclerose. A aterosclerose é uma placa de gordura e outras células que se forma na parede interna das artérias, principalmente devido à hipertensão e ao colesterol alto, podendo obstruí-las ou gerar êmbolos que viajam pelos vasos podendo causar uma obstrução à distância, sendo essa uma das causas de derrame.

No caso das veias, as varizes e as tromboses são as doenças mais comuns, que por si só podem gerar graves complicações, como a produção de um êmbolo para o pulmão, gerando grave insuficiência respiratória.

Dada a importância da prevenção de doenças do sistema cardiovascular, o check up vascular está indicado para pessoas acima dos 40 anos e que apresentam fatores de risco sabidamente associados a grande maioria dessas doenças. São eles: hipertensão, obesidade, aumento de colesterol, diabetes, presença de varizes, pessoas que apresentam história familiar positiva para essas doenças, sedentarismo, consumo excessivo de álcool, açúcar e sal, fumo, assim como também as gestantes - uma vez que a gestação aumenta o risco de trombose venosa profunda e acarreta grande demanda cardiovascular. É importante a mulher que deseja engravidar buscar avaliação para iniciar uma gestação mais tranquila e saudável.

Após o check up, que inclui diversas orientações gerais e específicas para o paciente, será possível para ele conscientizar-se da importância de todos esses aspectos sobre seu organismo e prosseguir com uma vida mais saudável e possivelmente mais longa.

voltar a exames cardiológicos