Centro de Check-UP cardiovascular

(41) 3342-6000

(41) 99229-2299

Conheça o Instituto Angio Cor !

Agende sua consulta!

Dicas de
Saúde

Diabetes: o que é e como tratar

A diabetes é uma doença que pode atingir a todas as faixas etárias através de três classificações possíveis: diabetes tipo 1, tipo 2 e gestacional. Para entender sobre as três classes, é necessário conhecer a situação: a diabetes é a falta ou deficiência da insulina no corpo – e sua consequência, ou causa, é a elevação de glicose no sangue. Esse aumento é chamado de hiperglicemia, e, com ela, começam a surgir os problemas.

Na diabetes tipo 1, o corpo, equivocadamente, começa a produzir anticorpos que destroem as células produtoras de insulina, que residem no pâncreas. Em curto prazo, os pacientes (crianças e jovens, em sua maioria) começam a sentir sede e fome excessiva, fraqueza, cansaço e também podem notar emagrecimento.

Na diabetes tipo 2, a mais famosa entre as três classes, o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente para controlar a alta taxa de glicose no sangue – o que, lentamente, aparece com o aumento da sede, diurese em excesso, dores nas pernas, alterações visuais e outros sintomas. Os pacientes deste tipo se encontram em todas as faixas etárias, já que o requisito essencial é o aumento de consumo de carboidratos e gorduras sem a prática de exercícios físicos* – resultando, afinal, no aumento de peso.

*Já quer se prevenir? Nada melhor que dar início a uma vida mais saudável com atividades físicas. Para saber como começar, acesse o nosso post sobre cuidados preventivos ao iniciar os exercícios.

A diabetes gestacional é decorrência da instabilidade hormonal sofrida pelo corpo no período de gestação. A placenta torna-se fonte de alguns hormônios que inibem a produção de insulina – levando a elevação da glicose no sangue. Em geral, não há sintomas aparentes; o que enfatiza a necessidade das consultas frequentes ao médico para avaliação da paciente.

Para o tratamento e também para a prevenção da doença, existem alguns alimentos que devem ser evitados. Confira a lista:

Açúcar

Frituras

Bebidas alcoólicas

Doces (principalmente chocolate)

Mel

Massas

Refrigerantes

Sorvetes cremosos

Pele de aves

Embutidos (salsicha, linguiça, salame...)

Condimentos (catchup, shoyu...)

Carnes gordurosas

Industrializados (enlatados, caldo de carne, sopas de pacote...)

Algumas frutas (abacate, caqui, uva, figo, manga e jaca)

O diagnóstico da diabetes é feito através de três exames: glicemia em jejum, hemoglobina glicada e curva glicêmica. Para o tratamento da disfunção, a Angio Cor aconselha primeiramente a buscar consulta médica. As formas de tratamento receitadas normalmente se baseiam na mudança para hábitos mais saudáveis (exercícios físicos e controle da dieta), uso de medicação oral e controle da glicemia através da aplicação de insulina.

voltar a dicas de saúde