Centro de Check-UP cardiovascular

(41) 3342-6000

(41) 99229-2299

Agende sua consulta!

Dicas de
Saúde

Doenças cardiovasculares e o inverno

Risco de morte por doenças cardiovasculares são maiores no inverno

Uma pesquisa realizada pela American Heart Association revelou que o índice de mortes por doenças cardiovasculares é 25% maior no inverno do que em outras épocas do ano. Um dos principais motivos para que isso ocorra é o aumento das infecções respiratórias durante esse período. Casos de gripe e resfriados podem provocar uma sobrecarga no sistema circulatório.

No inverno, as paredes das artérias tendem a diminuir e isso pode causar piora em pacientes com problemas cardíacos, o que os leva a internações e em muitos casos a óbito.

Outro fenômeno bastante comum no frio é o Fenômeno de Raynaud, provocado pela falta de oxigenação em extremidades, gerando uma coloração azulada na pele, formigamento e amortecimento dos dedos. Isso pode desenvolver uma sobrecarga no sistema cardiovascular para tentar manter a temperatura do corpo. Esse tipo de problema é bastante comum em mulheres jovens e para se proteger é preciso proteger essas extremidades com luvas, toucas e meias grossas.

Além disso, durante os dias mais frios, as pessoas tendem a comer alimentos mais pesados e aumentar a ingestão de bebidas alcoólicas, o que pode aumentar o risco de arritmias ou infarto. Em idosos esses riscos são maiores para aqueles com sintomas de angina de peito, aumento de tensão arterial e risco de acidente cardiovascular.

Para evitar esses problemas, os cardiologistas recomendam a constante hidratação, manter-se sempre aquecido e a ingestão de frutas e verduras da estação. Além do check up preventivo, que deve ser feito todo ano com algum especialista.

voltar a dicas de saúde