Centro de Check-UP cardiovascular

(41) 3342-6000

(41) 99229-2299

Agende sua consulta!

Dicas de
Saúde

Doenças cardiovasculares

A cada 2 minutos, um óbito acontece por algo relacionado ao coração.

Um boletim divulgado pela OMS mostrou que as doenças cardiovasculares são as que mais causam mortes no mundo. No Brasil, a cada 2 minutos, um óbito acontece por algo relacionado ao coração. Em grande maioria, eles ocorrem pela falta de exames preventivos que poderiam diagnosticar esse tipo de doença ainda no estágio inicial, facilitando o tratamento. Confira algumas das doenças que mais levam brasileiros a óbito:

Infarto agudo do miocárdio:

Esse tipo de patologia ocorre devido a à obstrução da artéria coronária e causa a interrupção da passagem de sangue para o coração, matando as células cardíacas. Ele pode ocorrer por diversos fatores, entre eles: hipertensão, diabetes, colesterol alto, excesso de peso, entre outros. Os sintomas mais comuns são dor no peito, falta de ar, mal estar e tonturas. Para se prevenir é preciso praticar alguma atividade física regularmente e manter uma boa alimentação.

Morte Súbita:

Ocorre de forma inesperada, sem chances de socorro em pessoas doentes ou sadias. É bastante comum em bebês nos três primeiros meses e pode estar relacionada à hereditariedade. Em jovens, adultos e idosos, geralmente ocorre em decorrência de doenças do coração. Grande parte das pessoas vão a óbito na parte da manhã.

Acidente Vascular Cerebral:

Conhecido popularmente como AVC, ocorre quando os vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, causando a paralisia cerebral. Uma de suas principais características é a diminuição ou perda da força e alteração na sensibilidade no rosto, braço ou pernas. Alguns pacientes tendem a ter uma alteração na fala, além de perda de visão. Esse tipo de patologia pode estar associada a fatores genéticos, mas há fatores que podem ser diagnosticados e evitados como hipertensão, diabetes e obesidade.

Doença vascular periférica:

Causada por aterosclerose, quando depósitos de gordura se acumulam nas paredes arteriais prejudicando o fluxo de sangue, evitando que o mesmo chegue aos membros inferiores. Os sintomas são bastante diferentes de qualquer outra doença cardiovascular e podem ser: mudança na cor das pernas, perda de cabelo, feridas que demoram a cicatrizar e dormência nos membros inferiores. Para prevenir esse tipo de doença é preciso manter um estilo de vida sempre saudável.

voltar a dicas de saúde