Centro de Check-UP cardiovascular

(41) 3342-6000

(41) 99229-2299

Conheça o Instituto Angio Cor !

Agende sua consulta!

Dicas de
Saúde

Exames médicos preventivos e atividades físicas

A importância dos exames médicos preventivos antes de iniciar atividades físicas

Com a chegada do verão, a tendência é de ir literalmente correndo para uma academia ou tirar a bike da garagem e começar uma rotina de exercícios físicos. Afinal de contas, nada como ir com aquela barriga tanquinho para a praia ou piscina.

Mas o que muita gente esquece é da importância de realizar exames preventivos, evitando problemas para essa nova etapa de vida saudável. É preciso salientar ainda que antes de pegar pesado na malhação, começar a correr ou mesmo colocar o filho na escola de futebol, é recomendável consultar especialistas para cada tipo de atividade.

"Cada pessoa tem sua característica e uma necessidade específica, por isso recomenda-se uma avaliação médica e nutricional individualizada”, explica a nutricionista Glaucia Figueiredo.

“Toda pessoa, praticante de atividade física ou não, deve cuidar de sua saúde e alimentação, sempre com orientação de profissionais da área", acrescenta.

Quem também destaca sobre a importância dos exames físicos é o cardiologista Ricardo Mourilhe, vice-presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro (SOCERJ). Segundo ele, os exames são fundamentais para identificar doenças valvares cardíacas, hipertensão arterial e doenças pulmonares.

“Se a pessoa vai praticar uma atividade competitiva, além do exame físico, deve também realizar um eletrocardiograma e exames laboratoriais de rotina para identificar anemia, diabetes, doenças tireoidianas etc.", alerta Ricardo.

Além do exames físico ou teste de esforço são recomendados eletrocardiograma, ecocardiograma, ecocardiograma de estresse e perfil lipídico (colesterol e triglicerídeo), glicemia, hemoglobina glicada, ácido úrico e hemograma completo.

voltar a dicas de saúde