Centro de Check-UP cardiovascular

(41) 3342-6000

(41) 99229-2299

Agende sua consulta!

Dicas de
Saúde

Dicas de saúde para diabéticos, hipertensos e cardíacos

Dicas especiais para diabéticos, hipertensos e cardíacos

Com as festas de Natal e Réveillon é preciso estar alerta para alguns cuidados com a saúde. Por ser uma época em que as pessoas não costumam acompanhar adequadamente suas refeições, a ingestão de sais, gorduras e açúcares tende a aumentar. Essa situação representa perigo para a saúde e pode auxiliar no desencadeamento de doenças como as cardiopatias.

Se você apresenta problemas cardíacos, de hipertensão ou possui diabetes, confira estas dicas:

Hipertensos

Se você tem problemas de hipertensão, controlados ou não, deve fugir dos salgados e frituras. Durante as ceias e confraternizações, muitos pacientes acabam precisando de ajuda médica, com crises de pressão alta devido aos excessos alimentares. O efeito ruim do sal é rápido e piora com a ingestão de bebidas alcoólicas.

Diabéticos

Os diabéticos e mesmo os chamados de pré-diabéticos devem manter alguma atividade física leve ou moderada e ter atenção rigorosa em relação aos doces e alimentos açucarados. Os níveis de glicose no sangue podem “explodir” caso consumam açúcar visível ou invisível. Uma boa sugestão é pedir aos familiares que preparem doces e sobremesas sem açúcar, usando os adoçantes existentes (por exemplo, a sucralose pode ser aquecida e tem ótimo sabor).

Cardíacos

Os que têm problemas cardíacos têm que evitar o sal, pelo risco de edema e falta de ar. Não podem esquecer as medicações, mesmo que isso já tenha acontecido algum dia. Diante das dúvidas sobre que alimentos podem consumir, fale com seu médico sempre que for necessário.

Equilíbrio e moderação farão só trazem benefícios, inclusive para aproveitar melhor as confraternizações de fim de ano ao lado de amigos e familiares.

voltar a dicas de saúde

Fonte: https://goo.gl/95rq9u