Centro de Check-UP cardiovascular

(41) 3342-6000

(41) 99229-2299

Agende sua consulta!

Dicas de
Saúde

Setembro Vermelho: mês de conscientização das doenças do coração

Doenças cardiovasculares, prevenção e tratamento

Existem alguns meses que se tornaram representativos em campanhas de conscientização sobre a prevenção e tratamento de algumas doenças. Assim como existe o outubro rosa para o câncer de mama e o novembro azul para o câncer de próstata, existe o setembro vermelho, que tem como objetivo conscientizar sobre as doenças do coração.

As doenças cardiovasculares são uma das maiores causas de morte no mundo. Segundo dados do Instituto Lado a Lado pela Vida, cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem por ano por conta desse tipo de problema. O mês de setembro foi o escolhido para promover uma campanha com o objetivo de alertar a população sobre a importância de ter hábitos mais saudáveis e sempre fazer check-up para prevenir esses tipos de doenças. Algumas bastante comuns são insuficiência cardíaca, infarto, hipertensão e taquicardia.

Prevenção:

Existem alguns hábitos que podem ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, são eles: prestar atenção no histórico familiar, não fumar, ter uma dieta balanceada com menos açúcar, sal e gorduras ruins, praticar exercícios regularmente, consultar o cardiologista com frequência e evitar o stress. Além disso, no caso das mulheres, a menopausa também pode ter ligação com as doenças do coração.

Tratamento:

Ao fazer o checkup, o cardiologista pode diagnosticar uma doença e com a avaliação precoce as chances do tratamento dar certo são muito maiores. Alguns exames são comuns para identificar doenças cardíacas como eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma e holter. É importante ressaltar que o paciente nunca deve se automedicar e deve seguir à risca todas as orientações dadas pelo médico.

voltar a dicas de saúde