Centro de Check-UP cardiovascular

(41) 3342-6000

(41) 99229-2299

Agende sua consulta!

Dicas de
Saúde

Problemas no coração

Problemas no coração? Quais os sintomas?

Em um cotidiano tão conturbado, fica cada vez mais difícil prestar a atenção em sinais que nossa saúde está nos dando. É cada vez menor o tempo que dedicamos a cuidar de nós mesmos e garantir que possamos seguir nossa vida sem maiores complicações.

Porém, é preciso estar atento. Muitas vezes, o corpo pode estar nos dando a dica de que algo maior e mais grave está para acontecer e isso pode ser crucial para detectar um problema de coração. Alguns sinais podem ajudar a prevenir um ataque cardíaco, ou indicar uma insuficiência cardíaca, por exemplo.

As pessoas que possuem antecedentes familiares com doenças, possuem mais chances de sofrerem deste mal. Outros fatores, como sobrepeso ou obesidade, fumantes, diabetes, hipertensão, aterosclerose, entre outras podem ser complicadores e deixar problemas de coração mais próximos e prováveis.

Um aneurisma da aorta, por exemplo, pode ser o resultado de pessoas que possuem alguns destes quadros clínicos. E então, neste caso, só uma cirurgia resolve.

Para te auxiliar a identificar estas mensagens transmitidas pelo seu corpo, abaixo listamos alguns sintomas importantes que podem indicar que há algum problema no coração.

Ansiedade

Se você notar que está se sentindo ansioso, com sensações estranhas, fique atento. Um ataque cardíaco pode causar esta ansiedade e medo de morrer, sintomas que aparecem antes de ocorrer.

Desconforto no peito

Sabe aquela sensação estranha, de que algo está para acontecer e uma dorzinha incomoda no peito? Este também pode ser um sinal de que algo está errado com seu sistema cardiológico.

Tosse Persistente

Uma insuficiência cardíaca pode resultar em um acúmulo de líquidos nos pulmões, que provoca esta tosse persistente.

Tontura

As vezes a tontura é tanta que é possível desmaiar quando se está para ter um ataque cardíaco, sofrendo de uma arritmia ou hipotensão.

Fadiga

Ter cansaço excessivo e durante um longo período de tempo pode ser o sintoma de insuficiência cardíaca. Porém, nem sempre indica esta doença, pois indica também outras enfermidades, como depressão ou anemia.

Náusea

Sensação frequente de náusea ou falta de apetite pode, por vezes, estar relacionada com o inchaço abdominal oriundo de retenção de líquidos, que tem possibilidade de estar associada com a dor de infarto.

Dor em diversas partes do seu corpo

Uma dor que começa no peito e avança para, os ombros, braços, cotovelos, costas, pescoço, mandíbula, abdômen, rins e etc, pode ser sinal de que um ataque cardíaco está para acontecer. Procure um médico para se resguardar.

Pulso rápido e irregular

Quando a pulsação está muito acelerada e irregular, deve-se ter atenção. Principalmente se estiver acompanhado de sintomas como fraqueza, tontura ou dificuldade para respirar. Isso é um indicativo de problemas cardíacos, como ataque, arritmia ou insuficiência.

Falta de ar

Se estiver ofegante e com muita falta de ar, busque ajuda e procure um médico, pois há risco de ser ataque cardíaco.

Suor frio e repentino

Calafrio ou o surgimento de um frio repentino pode ser o indicativo de um infarto, hipotensão, hipertensão ou arritmia.

Inchaço

Pernas e pés inchados podem ser sinal de insuficiência cardíaca, pois esta enfermidade pode resultar na retenção de líquidos.

Fraqueza Extrema

Aquela fraqueza extrema, que o deixa sem vontade de fazer nada, é um dos sintomas que antecedem um ataque cardíaco, insuficiência cardíaca ou hipotensão.

voltar a dicas de saúde

Enfim, se você estiver com um ou mais sintomas relatados acima, a melhor opção é buscar um especialista e garantir que não há nada de errado. Lembre-se também de periodicamente visitar o cardiologista para evitar surpresas e manter a saúde.