Centro de Check-UP cardiovascular

(41) 3342-6000

(41) 99229-2299

Agende sua consulta!

Dicas de
Saúde

Sopro no coração

5 formas de prevenir o sopro no coração

O sopro no coração ou sopro cardíaco é um ruído produzido quando o sangue passa por um orifício menor do que o esperado ou quando a válvula cardíaca não fecha direito e o sangue acaba voltando através de um furinho. Possui esse nome pois o som emitido imita um sopro no ouvido ou uma fresta aberta na janela. Não é considerado uma patologia, mas pode indicar algum problema no coração.

As causas podem ser normais ou anormais. Os casos normais são comuns em crianças e bebês e acontecem quando o sangue fluí mais rapidamente através do coração. Já os casos anormais surgem para indicar complicações de cardiopatias causadas por febres reumáticas ocorridas na infância. Além do sopro no coração, outros sintomas podem indicar problemas cardíacos como falta de ar, inchaço, falta de apetite, tontura e desmaio.

Para prevenir esse tipo de problema é preciso um estilo de vida mais saudável que pode ser adquirido através de alguns hábitos:

1. Comer alimentos mais saudáveis e evitar frituras e processados

2. Fazer exercícios físicos com regularidade

3. Ter controle da pressão arterial e colesterol

4. Não fumar

5. Ingerir bebidas alcoólicas com moderação

Quando o sopro cardíaco for normal não é necessário fazer nenhum tipo de tratamento. Em casos de sopro anormal, na maioria das vezes é necessário tratamento adequado, que pode variar de acordo com as causas.

voltar a dicas de saúde

Apesar da maioria dos casos de sopros não indicarem nada grave;

É importante fazer check-ups com frequência.

Não espere os inimigos silenciosos te surpreender.

Conheça o Programa Angio Cor Previne e use o melhor da medicina a seu favor.