Centro de Check-UP cardiovascular

(41) 3342-6000

(41) 99229-2299

Conheça o Instituto Angio Cor !

Agende sua consulta!

Dicas de
Saúde

Termos mais usados na cardiologia

Você conhece os termos mais usados na cardiologia?

A medicina é um campo que sempre recebeu atenção especial de toda a sociedade por se tratar de um assunto de suma importância na vida do homem: a saúde.

Na medicina, há várias especializações, mas há um que pode ser considerado um dos mais importantes: a cardiologia.

Cardiologia é a especialidade que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração, assim como outros componentes do sistema circulatório.

Atualmente, apesar das doenças cardíacas ainda representarem uma das maiores causas de morte no mundo, a cardiologia é uma das especialidades médicas que apresentam maior evolução, pois possui mais de 100 anos de pesquisas.

Por conta disso, a cardiologia utiliza de termos médicos para determinadas situações.

Aterosclerose é um dos termos para detectar uma condição em que ocorre o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias, o que restringe o fluxo sanguíneo e pode levar a graves complicações de saúde.

Angioplastia é um termo usado para dizer que as artérias se estreitam ou ficam obstruídas por placas compostas de gordura ou colesterol. Quando acontece isso, o nome muda para Aterosclerose.

No caso, a Angioplastia é um dos procedimentos médicos para abrir artérias coronárias bloqueadas ou estreitadas. Realizando a angioplastia, melhora o fluxo sanguíneo no coração, alivia a dor no peito e previne ataque cardíaco.

Angina é um termo usado para caracterizar dor e diz respeito à dor ou desconforto torácico. Alguns pacientes sentem a angina sempre que atingem certo grau de atividade física, de forma que ela chega, em alguns casos, a ser até previsível. Este tipo de dor torácica é denominado como angina estável.

Em outros casos, quando a dor iniciou há pouco tempo, ou aparece com atividade física de menor intensidade do que antes (até mesmo em repouso), denominamos de angina instável.

Angina de Prinzmetal

Outro termo usado para detectar o espasmo de uma artéria coronariana. Geralmente ocorre quando o paciente está descansando. Arritmias cardíacas são comuns, mas a dor geralmente passa imediatamente com o tratamento.

Isquemia Silenciosa também é um termo usado pelos cardiologistas para pessoas que apresentam a doença arterial coronariana severa e que não apresentam dor anginosa. Alguns médicos atribuem a ausência de dor como um processamento anormal da via dolorosa no cérebro.

A Angina é um dos sintomas da Aterosclerose, que aparece quando o coração não está recebendo sangue ou oxigênio o suficiente.

Stent é um termo usado para identificar pequenas molas ou cilindros ocos de aço inoxidável, trançado e expansível, inserido no local da dilatação por balão, feito pela angioplastia.

Apesar da Aterosclerose liderar de longe a angina, outras condições podem prejudicar a oferta de oxigênio ao músculo cardíaco e provocar dor: espasmo das artérias coronarianas, anormalidades no próprio músculo cardíaco, hipertireoidismo, anemia, vasculite (grupo de doenças que causa inflamação dos vasos sanguíneos) e, em casos raros, exposição a altitudes elevadas.

Entre a angioplastia e a aterosclerose não existe diferença, pois um depende do outro. A Aterosclerose é uma doença séria e dependendo do órgão acometido, pode levar a situações gravíssimas como infarto do miocárdio, isquemia de membros e acidente vascular cerebral (AVC).

Quando o diagnóstico é realizado, o paciente necessitará iniciar o tratamento com medicamentos e mudança no estilo de vida, e alguns casos, a intervenção para desobstruir o fluxo sanguíneo será realizado, chamando-se angioplastia.

voltar a dicas de saúde