Centro de Check-UP cardiovascular

(41) 3342-6000

(41) 99229-2299

Conheça o Instituto Angio Cor !

Agende sua consulta!

Varizes
na gravidez

Varizes na gravidez

A sensação de pernas pesadas e o inchaço são desconfortos comuns na gravidez.

Normalmente as varizes na gravidez desaparecem após a gestação, no entanto, se houver danos permanentes, após a gravidez a mulher pode realizar tratamento com laser ou cirurgia de varizes.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), estima-se que 30% da população mundial têm varizes, sendo 70% mulheres e 30% homens. Nas gestantes, o aumento do hormônio progesterona age de forma a relaxar a parede da veia, favorecendo sua dilatação anormal e a formação de varizes.

Devido a dilatação das veias, a sensação de pernas pesadas e o inchaço, são desconfortos comuns na gravidez, entre outros fatores, a mulher pode sentir cansaço e dores nas pernas, principalmente nas panturrilhas e no final do dia.

Desde o início da gravidez é muito importante que a mãe tenha um acompanhamento nutricional personalizado ,de forma a evitar ganhar peso para além do recomendado.

Caso as pernas fiquem muito inchadas, vermelhas e mais quentes, a gestante deve procurar um médico angiologista para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado, pois pode ser uma flebite.

Obs: Flebite, também chamada de trombose venosa superficial ou trombo flebite superficial, é um coágulo de sangue que se desenvolve em uma veia próxima da superfície da pele, pode causar dor e requer tratamento.

Como evitar varizes na gravidez ?

Para evitar as varizes na gravidez, a futura mãe pode ter alguns cuidados como:

Utilização de meias elásticas de compressão durante o período gestacional. Para conhecer o método mais adequado de uso das meias de compressão, é necessário fazer uma avaliação médica.

A prática de exercícios físicos durante a gestação também é um ótimo hábito. Além de ser extremamente saudável durante a gravidez, o exercício irá estimular a circulação sanguínea favorecendo o retorno do sangue com mais facilidade ao coração.

Evite ficar em pé durante muito tempo e procure elevar as pernas enquanto descansa durante o dia.

Faça acompanhamento e avalição de um cirurgião vascular.