Centro de Check-UP cardiovascular

(41) 3342-6000

(41) 99229-2299

Agende sua consulta!

Varizes
internas

Varizes internas

"Varizes internas", existem ?

Não! "Varizes internas" não existem!

As varizes são veias superficiais anormais, dilatadas, cilíndricas ou saculares, tortuosas e alongadas, caracterizando uma alteração funcional da circulação venosa do organismo.

Como mencionado acima, as varizes são superficiais. As veias profundas não podem ser consideradas varicosas, mas podem sofrer alterações como por exemplo a trombose. As varizes estão sempre situadas no tecido subcutâneo (camada de gordura que fica sob a pele), ou no território intradérmico e, portanto, são sempre visíveis e na maioria das vezes palpáveis.

Existem varizes chamadas primárias, que surgem influenciadas pela tendência hereditária e as chamadas secundárias que aparecem por doenças adquiridas no decorrer da vida e são de tratamento mais laborioso. As varizes primárias são as responsáveis pelas alterações estéticas vermelhas e azuis de diversos tamanhos na perna e também pelas varizes de maior calibre, e são as mais freqüentes.

As varizes secundárias, são chamadas erroneamente de "varizes internas" são causadas na maioria das vezes por uma trombose venosa prévia. Assim, existem sim problemas sérios de doenças nas veias internas ou profundas, que são as varizes secundárias, e estas varizes é que são muitas vezes popularmente chamadas de "varizes internas".