Centro de Check-UP cardiovascular

(41) 3342-6000

(41) 99229-2299

Conheça o Instituto Angio Cor !

Agende sua consulta!

Varizes
pélvicas

Varizes pélvicas

Saiba o que são, as causas, sintomas e tratamento das varizes pélvicas.

As varizes pélvicas são veias dilatadas na pelve, que apesar de não ter cura, os sintomas podem ser controlados através de tratamento clínico e/ou cirúrgico.

Quais as causas das varizes pélvicas ?

As varizes pélvicas nas mulheres são causadas pela congestão ou obstrução de veias da pelve, principalmente na região do útero, do colo do útero e dos ovários, e é por esse motivo que são popularmente chamadas de varizes no útero.

A incidência de varizes pélvicas aumenta conforme a idade avança e também podem surgir com maior intensidade durante a gravidez, regredindo após o parto.

Quais os sintomas das varízes pélvicas ?

Fortes dores abdominais (na região do baixo-ventre);

Dor durante o contato íntimo (relação sexual);

Sensação de peso na região íntima;

Incontinência urinária;

Aumento da menstruação.

Como se dá o diagnóstico e tratamento das varizes pélvicas ?

Muitas vezes, as varizes pélvicas são descobertas acidentalmente, durante uma ultrassonografia de rotina ou uma cirurgia abdominal. Todavia, quando os sintomas são mais evidentes, o diagnóstico é simples, feito por ultrassom transvaginal ou por um exame chamado flebografia, que consiste na injeção de contraste para radiografar o sistema venoso.

O tratamento pode ser feito de duas maneiras: Uma delas, é igual ao realizado para as varizes das pernas, onde é utilizada a medicação flobotônica, já nos casos mais graves, recomenda-se a embolização e /ou angioplastia endovascular, que são métodos cirúrgicos que visam à redução da congestão venosa pélvica e consequentemente alívio do sintomas.